Os academistas entraram bem e inauguraram cedo o marcador, por Renato Lopes. O Montalegre respondeu e chegou ao empate através de João Mendes, mas Nuno Joaquim voltou a colocar a equipa da casa em vantagem. O mesmo jogador bisou ainda na primeira parte, permitindo ao AAR chegar ao intervalo a vencer por 3-1.
Na segunda parte, o AAR procurou gerir o jogo e explorar as transições, mas voltou a desperdiçar várias ocasiões, incluindo uma grande penalidade. O Montalegre manteve-se na discussão e reduziu para 3-2 por Tiago Moura.
A incerteza só terminou a cerca de minuto e meio do final. Com o Montalegre a apostar no cinco para quatro, o Académico Alves Roçadas aproveitou para marcar por duas vezes e fixar o resultado em 5-2, com Mateus Ferreira e Bernardo Melro a assinarem os golos finais, ambos ao minuto 39 da partida.
Nuno Joaquim, autor de dois golos, foi distinguido como homem do jogo.



