Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

2,8 milhões para a construção ou ampliação de quatro quartéis

Quatro dos oito projectos apresentados pelas corporações de bombeiros do distrito, para construção ou ampliação das suas sedes, e aprovados pelo QREN receberam já a “luz verde” definitiva do Governo. Outros quatro esperam agora pela assinatura do ministro que, no total, deverá homologar investimentos de 55 milhões de euros para as infra-estruturas que servem os soldados da paz de todo o país.

-PUB-

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, homologou quatro dos oito projectos que, apoiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), representam a construção de raiz ou a ampliação e remodelação de quartéis de bombeiros do distrito de Vila Real.

Segundo fonte do Governo Civil de Vila Real, os contratos-programa agora homologados garantirão a construção dos quartéis dos Voluntários de Favaios e dos bombeiros de Salvação Pública de Chaves, bem como as obras de ampliação e requalificação das infra-estruturas da Cruz Verde de Vila Real e dos bombeiros de Alijó, num investimento total superior a 2,8 milhões de euros.

No caso do projecto flaviense, o novo quartel, que já está em fase de construção, terá como morada a zona industrial de Chaves e contará com um orçamento de cerca de 827 mil euros. “Há mais de 20 anos que este era o nosso sonho”, explicou, ao Nosso Jornal, Alcíno Rodrigues, vice-presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública de Chaves, sublinhando que a sua concretização só será possível graças ao apoio de 70 por cento do QREN, mas também à colaboração da autarquia que, além de ceder o terreno, “assumiu os 30 por cento” restantes, já que a associação não tem condições financeiras para os suportar.

O mesmo responsável revelou ainda que o novo quartel, cujas obras estão em curso há cerca de um mês, terá uma área coberta de 1270 metros quadrados e dará todas as condições para os soldados da paz da corporação, incluindo uma ala para serviços administrativos, comando, protecção civil, bar, gabinete de comunicações e sala de reuniões, e outra onde se localizarão as camaratas femininas e masculinas, lavandaria, sala de formação, arrecadação e lavandaria, entre outras valências.

O futuro quartel, que deverá estar pronto no final de 2010, inclui ainda um parque de viaturas coberto, bem como uma parada com posto de lavagem de veículos, ambos com 500 metros quadrados.

“Vamos ter uma infra-estrutura moderna, funcional e muito operacional”, explicou Alcino Rodrigues, contabilizando que actualmente os bombeiros de Salvação Pública de Chaves têm um corpo de 50 homens e um parque automóvel de 13 viaturas.

Outra das candidaturas que recebeu finalmente a “luz verde” do Governo, foi o projecto de ampliação e remodelação do Quartel “Albano Silva”, sede da Cruz Verde de Vila Real, um investimento de cerca de 850 mil euros que deverá estar concluído em meados de 2011.

De recordar que “com a ampliação, a efectuar na actual parada, o quartel terá novas camaratas masculinas e femininas, balneários, salas de formação, cozinha, refeitório, gabinetes, arquivo, lavandaria, melhoria de entrada e acesso a todas as partes do edifício. Haverá outro local de parqueamento de viaturas pelo que as ambulâncias passarão a sair pela parte poente, libertando-se, no parque actual, espaço para as viaturas de fogo”, explicou Carlos Moreira, presidente da Cruz Verde.

Na mesma cerimónia foram aprovados 26 contratos que correspondem a um investimento total de cerca de 22,3 milhões de euros, dos quais cerca de 15,6 milhões de euros são subsidiados por fundos comunitários.

As restantes Associações de Bombeiros do Distrito que tiveram os seus projectos aprovados, nomeadamente as de Vila Pouca de Aguiar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Carrazedo de Montenegro, “assinarão igual homologação, em cerimónias semelhantes, que acontecerão no futuro próximo”, garantiu o Governo Civil de Vila Real.

De realçar que, no âmbito do “Eixo Prioritário III: Prevenção Gestão e Monitorização de Riscos Naturais e Tecnológicos, do Programa Operacional Temático Valorização do Território do QREN”, foram admitidas, a nível nacional, “51 operações correspondentes a um montante total de investimento de 55 milhões de euros, dos quais cerca de 38 milhões de euros são de comparticipação comunitária e 17 milhões de euros de comparticipação nacional. Destas 51 operações, 37 são construções e requalificações da rede de infra-estruturas pertencentes a Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e 14 dizem respeito à aquisição de equipamento operacional, veículos e à elaboração de planos de emergência no âmbito da protecção civil”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS