Há quase cinco anos que a câmara disponibiliza transporte a todos os doentes que necessitem, independentemente dos rendimentos.
A autarquia tem um custo anual de 15 mil euros com esta medida que visa dar condições a todos os doentes para se poderem deslocar aos hospitais especializadas que ficam a centenas de quilómetros.
O presidente da câmara, Luís Fernandes, defende que “cada vez mais, e infelizmente, este apoio se revela fundamental para os doentes poderem usufruir de tratamentos e consultas, que muitos não conseguiriam ter sem ser desta forma”.
O município transmontano garante transporte gratuito aos doentes oncológicos para os hospitais de Coimbra e Vila Real e para o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.
De acordo com o balanço feito pela autarquia, “no primeiro semestre deste ano (2019)” foram contabilizadas 150 viagens e transportadas 420 pessoas.
Para o autarca local “esta é uma das melhores 'obras' deste concelho, ajudar aquilo que verdadeiramente interessa: as pessoas”.