O município de Lamego concluiu a operação de estabilização das áreas afetadas pelos incêndios de 2024. Com um investimento superior a 64 mil euros, a intervenção centrou-se na proteção dos solos e na regeneração dos ecossistemas locais.
Devido aos incêndios que afetaram a região em 2024, o município implementou o Projeto de Estabilização de Emergência e Recuperação Florestal.
As intervenções foram da responsabilidade do serviço municipal de proteção civil e do gabinete técnico florestal, tendo a autarquia garantido que “as intervenções cumpriram os padrões de segurança e resiliência territorial necessários para salvaguarda as populações e o património natural”.
Segundo o vereador Patrício Esteves, a rapidez na estabilização das áreas afetadas pelos incêndios de 2024 foi “um esforço conjunto que permite que Lamego disponha agora de um território mais resiliente e ambientalmente mais seguro”.
As intervenções foram financiadas pelo PDR 2020 e decorreram nas freguesias de Avões, Penajóia e na União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca.
Os trabalhos tiveram de respeitar o Relatório de Elegibilidade e Enquadramento (REE), aprovado pelo ICNF.
Cerca de 66,58 hectares foram alvo de intervenção após os incêndios e as equipas no terreno garantiram “o controlo da erosão, a gestão de combustíveis, das linhas de água e das redes de apoio”.





