O sol ajudou a levar muitas pessoas a levantar cedo para exercer o seu direito de voto, onde até houve filas, mas foram sobretudo nas mesas reservadas aos cidadãos que têm residência fora do concelho de Vila Real.
Pelas 12h00, eram muitos estudantes que se dirigiram às mesas para votar, num processo que consideram que está a funcionar “muito bem”. “Tivemos de esperar cerca de 10 minutos, mas o processo funciona bem e é simples”, confessa um grupo de jovens que estão a estudar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mas moram na zona do Minho.
Outro eleitor de Vila Real, José Carlos, aproveitou o voto antecipado em mobilidade para exercer um direito, uma vez que estará a trabalhar no dia 30 de janeiro. “Estou no Porto a trabalhar e no próximo fim de semana vou estar de serviço, por isso inscrevi-me no voto antecipado”, num processo que confessa que ser muito simples. “Foi facílimo. Foi só ir à plataforma, colocar os dados e hoje lá estava o meu nome e votei em cinco minutos e em segurança”.
Nas próximas horas, são esperadas mais pessoas para votar, uma vez que ainda faltam votar mais de mil inscritos em Vila Real.
Hoje, mais de 315 mil eleitores, a nível nacional, inscreveram-se para votar antecipadamente para as legislativas, em que as autoridades de saúde recomendem cuidados sanitários, como usar máscara cirúrgica e levar a própria caneta.