Chaves com Acessibilidades 360º é o nome do projeto no âmbito de um Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos (PIEP).
A intervenções para promover a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, em nove equipamentos públicos de Chaves públicos, estão concluídas, com um apoio financeiro de 100% sobre o montante global das elegíveis, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As adaptações nas entradas de escolas e outros edifícios municipais teve um custo de 70 mil euros, sendo elegíveis 55 mil.
Eliminar algumas barreiras arquitetónicas ainda existentes, a instalação de corrimões, de rampas e colocação de plataformas elevatórias foram os principais trabalhos realizados pelo Município de Chaves, por forma a “dotar os espaços com melhores percursos acessíveis e canais de circulação sem condicionantes”.
O projeto visa promover a “acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada ou dificuldade no acesso e na fruição aos edifícios públicos e tem o objetivo de apoiar intervenções especificamente relacionadas com a condição de incapacidade”.
Foram intervencionadas a Escola Secundária Fernão de Magalhães, Mercado Municipal, Biblioteca Municipal, Centro Escolar de Santa Cruz-Trindade, Escola Secundária Dr. António Granjo, Escola Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, Escola Básica e Jardim de Infância do Caneiro, Escola Básica de Vidago e Jardim de Infância de Vidago.
O Projeto “Acessibilidades 360º – Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos” integra a Componente 3 – Respostas Sociais, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para o período de programação de 2021-2025, apoiado pelos Instituto Nacional para Reabilitação, I.P (INR, I.P) e tem como objetivo garantir a plena acessibilidade aos serviços públicos a cidadãos com mobilidade condicionada, bem como a igualdade de oportunidades e a inclusão social.