À espera do escritor estava Dona Antónia Ferreira, a Ferreirinha, personagem do romance e figura incontornável da história da região do Douro e do país. A vestir a personagem esteve uma aluna do Curso Profissional Técnico de Turismo, que “encantou” de tal forma o escritor que foi convidada por ele para estar ao seu lado durante toda a sessão. Conduzido ao Auditório, esperava-o um grupo de alunos que executou uma dança tradicional, enchendo o espaço de alegria e cor e uma pequena peça de teatro, brilhantemente executada por três alunas da escola que puseram em cena figuras importantes da história da região Demarcada do Douro: a Ferreirinha, o Marquês de Pombal e Frei João de Mansilha.
Após breves discursos de boas-vindas a Moita Flores, os alunos tiveram oportunidade de interagir com o escritor que, fazendo uso de um discurso cativante, captou a atenção dos jovens pela naturalidade com que falou das suas personagens, dos seus livros, do seu processo de criação literária e da sua vida.
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, enquanto lugar de encontros com o livro e espaço de dinamização cultural, orgulha-se de ter proporcionado aos alunos este encontro.