O jornal A Voz de Trás-os-Montes assume-se como um jornal de proximidade, que procura diariamente estar perto das pessoas, contando as suas histórias, mas também relatando o que de mais relevante acontece nesta vasta região.
A oportunidade de estar entre os primeiros parceiros nacionais da Google News “é importante para dar maior visibilidade aos conteúdos editoriais produzidos pelos nossos profissionais, mas também traz maior visibilidade à marca, que é uma referência na região há quase 75 anos”, revela o diretor, João Vilela, adiantando que encaram este novo desafio como o “ponto de partida para a valorização de um jornalismo de qualidade, confiável e independente”.
Acrescenta ainda que esta nova ferramenta irá, ainda, “estimular a presença do jornal no digital, uma aposta que tem vindo a ser incrementada e que se junta ao lançamento recente de uma aplicação móvel e de um novo website”.
AUMENTAR AUDIÊNCIA
A Voz de Trás-os-Montes é um jornal que “procura reinventar-se na produção de conteúdos e nos formatos em que os mesmos são apresentados”, numa ligação que pretende manter também com a diáspora, uma vez que a região tem espalhados pelo mundo milhares de transmontanos e durienses.
João Vilela sustenta que a aposta da Google, “é uma boa iniciativa, uma vez que há muito se falava na importância desta multinacional valorizar a exibição de artigos nas suas plataformas”. Por isso, a direção acredita que este “é o primeiro passo para a implementação de novas medidas que valorizem o trabalho jornalístico”.
Trata-se de uma oportunidade única de competir no mundo cada vez mais digital, com ferramentas que trazem mais informação e competências digitais para os jornais
Na prática, a assessora reafirma que, desta forma, “estamos a aumentar a nossa audiência, a chegar a mais e novos leitores, sem qualquer barreira, através de uma experiência intuitiva e fácil para o leitor no que diz respeito ao acesso à informação regional, ao mesmo tempo que vamos aumentando a notoriedade”.
REFORÇO DO COMPROMISSO
A Google revela que os ‘publishers’ participantes, desde publicações portuguesas locais, nacionais e independentes, “poderão proporcionar aos leitores mais detalhes sobre os tópicos que escolherem destacar através de painéis de histórias com curadoria que poderão aparecer no Google Notícias e no Discover”, acrescentando que este lançamento “faz parte do nosso investimento global na indústria de notícias e reforça o compromisso da empresa com Portugal e com o jornalismo”.
A multinacional frisa, ainda, que com o News Showcase (Destaques Jornalísticos), os jornais “ganham maior controlo sobre a sua apresentação e marca, ajudando-os a ficarem mais visíveis para os seus leitores dedicados e àqueles que estão apenas a descobri-los”.
Desde que o News Showcase foi lançado, que a Google assinou acordos com mais de mil publicações de notícias em todo o mundo, sendo que, no distrito de Vila Real, o jornal A Voz de Trás-os-Montes foi o único selecionado para fazer parte deste projeto.
A partir de agora, as notícias da região de Trás-os-Montes e Alto Douro estão mais próximas do leitor e à distância de um clique.