Sábado, 6 de Junho de 2026
RegiãoAberto concurso para a ligação da A24 a São Martinho d'Anta

Aberto concurso para a ligação da A24 a São Martinho d’Anta

Acompanhado por uma vasta comitiva de Ministros, Deputados e outros responsáveis políticos, o Primeiro-Ministro José Sócrates iniciou a sua visita ao distrito de Vila Real, em Sabrosa, onde oficializou a abertura do concurso para a construção da variante entre a A24 e São Martinho d’Anta, deixando ainda no ar promessas de apoio para outros dois […]

Acompanhado por uma vasta comitiva de Ministros, Deputados e outros responsáveis políticos, o Primeiro-Ministro José Sócrates iniciou a sua visita ao distrito de Vila Real, em Sabrosa, onde oficializou a abertura do concurso para a construção da variante entre a A24 e São Martinho d’Anta, deixando ainda no ar promessas de apoio para outros dois projectos daquele concelho transmontano, nomeadamente a construção do Espaço Torga e a criação do Centro de Interpretação da Viagem de Circum-Navegação.

Foi lançado, no dia 27, o concurso da construção da variante da Estrada Nacional 322 que vai ligar a Auto-Estrada 24 a São Martinho d’Anta, num investimento de quase 14 milhões de euros que vai “aproximar Sabrosa do país e do mundo”.

“Esta não será, apenas, mais uma estrada. Trata-se de um investimento estratégico que vai trazer mais oportunidades de desenvolvimento, ao concelho”, defendeu José Marques, Presidente da Câmara Municipal, classificando a construção dos 6,8 quilómetros de via como “uma necessidade absoluta”, para o futuro do Município.

Também para o Primeiro-Ministro, José Sócrates, a decisão de construção da variante assenta “nos mais elementares ideais de justiça do todo nacional para com Sabrosa”. “Apesar de representar um investimento sem grandes reflexos no Orçamento do Estado, para Sabrosa que já deu tanto ao país, esta é uma obra crucial”, considerou o governante, deixando a garantia de que esta obra será adjudicada até ao final do ano, estando prevista a sua conclusão para o início de 2010.

Mário Lino, Ministro da Obras Públicas, Transporte e Comunicações, lembrou as críticas daqueles que classificam estes investimentos como “políticas do betão”, quando se trata, na verdade, de obras que têm como objectivo melhores acessibilidades ao interior do país. É uma obra pequena, mas que vai trazer qualidade de vida, desenvolvimento económico e mais segurança, para as pessoas”, referiu o mesmo responsável político, lembrando que, até 2011, o Governo pretende ascender aos 80 por cento a taxa de execução do Plano Rodoviário Nacional, no distrito, sendo que, actualmente, Vila Real já é o terceiro distrito mais bem colocado, a nível nacional, com uma taxa de execução de 76 por cento”.

No mesmo dia, José Marques lançou o concurso para a construção do Espaço Torga, uma infra- -estrutura que, orçada em cerca de 1,7 milhões de euros e projectada para a terra natal do escritor, São Martinho D’Anta, será dedicada à vida e obra de Miguel Torga e irá constituir-se como um local de recepção aos visitantes e turistas e como centro de estudos sobre a literatura torguiana.

Também para este projecto, o Estado “vai dar o seu apoio”, porque, como considerou José Sócrates, “é um investimento tão ou mais importante que a construção de uma estrada”, já que se trata do “melhor poeta do mundo”.

“Miguel Torga pertence ao país e ao mundo, mas considero que ele é mais meu do que dos outros”, frisou o Primeiro-Ministro, recordando os tempos de juventude em que viajou por Trás-os-Montes, sem perceber muito bem a beleza da região, tendo sido através da obra daquele escritor que desenvolveu uma visão especial das “fragas e penhascos” da paisagem transmontana.

José Sócrates deixou ainda a garantia de que o Governo irá também dar o seu apoio à criação do Centro de Interpretação da Viagem de Circum-Navegação, dedicado ao navegador Fernão de Magalhães, tendo dito que, “em breve”, o concelho irá ter “mais notícias”, sobre esse projecto.

 

Maria Meireles


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS