Este é uma obra reclamada há anos para reduzir curvas e tempo na deslocação. Trata-se de pouco mais de 30 quilómetros incluídos nas ligações prioritárias regionais pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes e com cerca de 30 milhões de euros assegurados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A obra ainda vai demorar, mas o anúncio da IP é “o avanço” há muito esperado pelo primeiro da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, por, como disse à Lusa, “há muito que se anda a falar desta ligação sem haver nada em concreto”.
O concurso público aberto pela IP e publicado em Diário da república destina-se à elaboração do projeto de execução de construção e requalificação deste troço da estrada nacional (EN) 103, entre Vinhais e Bragança.
Segundo explicou à Lusa a empresa, esta é a fase inicial com 3,550 milhões de euros destinados a adjudicar a elaboração do projeto para a intervenção com todos os estudos prévios, nomeadamente das várias soluções para variantes.
O projeto irá consistir na requalificação do traçado atual e a substituição do mesmo por novas variantes em três zonas onde a estrada é mais sinuosa, “tendo como principais objetivos a redução do tempo de percurso e a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária”.