Domingo, 22 de Maio de 2022

Aberto concurso para fase inicial da requalificação da estrada de Vinhais

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a abertura do concurso público para a fase inicial da requalificação da estrada que liga Vinhais a Bragança.

Este é uma obra reclamada há anos para reduzir curvas e tempo na deslocação. Trata-se de pouco mais de 30 quilómetros incluídos nas ligações prioritárias regionais pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes e com cerca de 30 milhões de euros assegurados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A obra ainda vai demorar, mas o anúncio da IP é “o avanço” há muito esperado pelo primeiro da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, por, como disse à Lusa, “há muito que se anda a falar desta ligação sem haver nada em concreto”.

O concurso público aberto pela IP e publicado em Diário da república destina-se à elaboração do projeto de execução de construção e requalificação deste troço da estrada nacional (EN) 103, entre Vinhais e Bragança.

Segundo explicou à Lusa a empresa, esta é a fase inicial com 3,550 milhões de euros destinados a adjudicar a elaboração do projeto para a intervenção com todos os estudos prévios, nomeadamente das várias soluções para variantes.

O projeto irá consistir na requalificação do traçado atual e a substituição do mesmo por novas variantes em três zonas onde a estrada é mais sinuosa, “tendo como principais objetivos a redução do tempo de percurso e a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.