Na apresentação do programa, o presidente da autarquia, Bruno Ferreira explicou que a campanha integra três produtos estratégicos – a gastronomia, a cultura e os desportos de natureza, numa “simbiose perfeita de ofertas para este novo período de desconfinamento e alívio das restrições impostas pela pandemia da Covid-19”.
Desta forma, o presidente desafia os visitantes a “desfrutar dos melhores sabores regionais” e a usufruir de vales de descontos, para gastar no comércio local. Criámos um programa abrangente para que nos visitem e possam desfrutar daquilo que são as nossas grandes referências, nomeadamente a nossa gastronomia, a nossa oferta cultural e o nosso património natural”.
Além dos pratos típicos – Milhos, Couves com Feijões, Posta ou Cabrito e Arroz de Cabidela – que vão ser confecionados, em cada fim de semana, nos restaurantes aderentes, estão programadas diversas caminhadas temáticas, que vão dar a conhecer, de forma gratuita, locais e experiências únicas neste território.
No dia 26 de março, numa iniciativa apadrinhada pelo antigo ciclista Joaquim Gomes, vamos todos ser desafiados a descer o Monte Farinha, no evento “Senhora da Graça ao Baixo”.
Para completar as ofertas, decorre também neste mês de março, no Favo das Artes – Casa da Cultura, a 13ª Edição do Festival Internacional de Teatro Miguel Torga, que promete animar os serões destes fins de semana.
A campanha “Abre Asas até Mondim” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, o Núcleo Empresarial e os comerciantes do concelho, que visa impulsionar iniciativas de dinamização do concelho, garantindo a sua diferenciação como um local ativo e atrativo para visitar, viver, trabalhar e fazer compras.
O programa completo deste mês, bem como a lista dos estabelecimentos comerciais aderentes pode ser consultado na página oficial do evento em http://visit.mondimdebasto.pt