Quinta-feira, 7 de Julho de 2022

Adega de Favaios certifica primeiros moscatéis vegan do país

O Moscatel Adega de Favaios e o Favaíto são os primeiros moscatéis portugueses a obter a certificado Vegan. 

A obtenção do selo Vegan valida uma prática já generalizada a todos os vinhos DOC Douro produzidos pela Adega de Favaios e chega agora aos vinhos fortificados.

Miguel Ferreira, enólogo da Adega de Favaios, revela que em “resposta a uma tendência do mercado, começaram a surgir produtos enológicos de origem vegetal que revelaram resultados excelentes quando os testamos. Sentimos que era uma boa oportunidade para tornar o vinho mais inclusivo, apresentando vinhos aptos para consumo por vegetarianos e veganos”.

Desde há uma década que “não é usado qualquer produto de origem animal no processo de vinificação na Adega”, lembra o enólogo, sendo agora possível apresentar o selo vegan nos moscatéis mais jovens, de lotes com idades entre três e oito anos. “Só nos moscatéis mais velhos ainda não é possível garantir a ausência de produtos de origem animal”, sublinha o enólogo.

Fundada em 1952, a Adega de Favaios é o principal produtor de Moscatel do Douro, com vendas de 3,1 milhões de litros de Moscatel em 2021. A adega também produz espumantes, Portos e DOC Douro, com destaque para os brancos de altitude, oriundos do planalto de Favaios.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.