Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Agricultor com nova arma para combater doenças do castanheiro

Como se sabe, o castanheiro está ameaçado pela propagação de duas doenças, a tinta e o cancro. Apesar dos inúmeros trabalhos de investigação postos no terreno pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pelo Instituto Politécnico de Bragança e pelo Centro Nacional de Sementes Florestais de Amarante, ainda não existe uma cura para estas doenças.

-PUB-

Contudo, alguns produtores de castanha vão tentando fazer frente a estas pragas com “práticas defensivas” e com recurso a plantações micorrizadas e híbridas e à utilização de feromonas contra o “bicho-da-castanha” (cydia splendana), também conhecido por “bichado” ou “traça-da-castanha” que ataca o fruto. A feromona é uma substância química, semelhante à que a fêmea fabrica, que se dispersa pelo ar atraindo os machos.

Em Carrazedo de Montenegro, a empresa “Prazeres de Outono” já está a aplicar este método. “Colocamos feromonas em pequenos recipientes pendurados nos castanheiros e assim atraímos os insectos machos que iriam propagar a doença”, contou, ao Nosso Jornal, Lino Sampaio. “Nos últimos anos, temos notado que tem havido uma diminuição de actividade

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS