A Feira da Maçã regressa a Armamar. As portas abrem hoje até domingo. O concelho vai voltar a receber milhares de visitantes para um fim de semana dedicado à agricultura, gastronomia e à cultura local.
O programa inclui concertos, provas desportivas, jornadas técnicas e momentos de animação.
No dia de abertura da feira, João Moura, secretário de Estado da Agricultura; Paulo Ramalho, vice-presidente da CCDRN; Pedro Alves, deputado da Assembleia da República e João Paulo Fonseca, presidente da câmara municipal vão estar presentes na abertura oficial. Esse dia termina com concertos de Ana Bacalhau e SuperNova.
No dia 18, vai realizar-se o V Trail e Caminhada na Rota da Maçã e as atuações musicais serão da responsabilidade de Maninho e Nacional 4.
O encerramento da feira fica marcado pelas jornadas técnicas da Associação de Fruticultores de Armamar e pelo concerto da Banda da Força Aérea Portuguesa.
A vereadora da câmara municipal, Cláudia Damião, afirma que este evento é “o reflexo do trabalho e do orgulho da população sobre o produto endógeno da região”. “Queremos que todos venham sentir o sabor da nossa terra e conhecer o que faz de Armamar um território único”, destacou.
O concelho é conhecido como “a capital da maçã de montanha” e distingue-se pela produção do fruto entre os 500 e os 800 metros de altitude. Estas altitudes resultam em “um fruto com um sabor mais intenso, um aroma inconfundível e uma textura crocante”.
Todos os anos, os produtores locais produzem em média “90 mil toneladas de maçã”, resultado do investimento em inovação agrícola e sustentabilidade.
Para além de ser uma feira agrícola é também “um encontro de identidade e partilha”, onde os visitantes podem “descobrir os produtos regionais, saborear a gastronomia local e desfrutar de momentos culturais para todas as idades”.



