Sábado, 15 de Novembro de 2025
No menu items!
InícioArmamarAgricultura, gastronomia e cultura local na Feira da Maçã 2025

Agricultura, gastronomia e cultura local na Feira da Maçã 2025

A edição deste ano pretende reforçar a ligação entre o território e o seu fruto mais simbólico.

-PUB-

A Feira da Maçã regressa a Armamar. As portas abrem hoje até domingo. O concelho vai voltar a receber milhares de visitantes para um fim de semana dedicado à agricultura, gastronomia e à cultura local.

O programa inclui concertos, provas desportivas, jornadas técnicas e momentos de animação.

No dia de abertura da feira, João Moura, secretário de Estado da Agricultura; Paulo Ramalho, vice-presidente da CCDRN; Pedro Alves, deputado da Assembleia da República e João Paulo Fonseca, presidente da câmara municipal vão estar presentes na abertura oficial. Esse dia termina com concertos de Ana Bacalhau e SuperNova.

No dia 18, vai realizar-se o V Trail e Caminhada na Rota da Maçã e as atuações musicais serão da responsabilidade de Maninho e Nacional 4.

O encerramento da feira fica marcado pelas jornadas técnicas da Associação de Fruticultores de Armamar e pelo concerto da Banda da Força Aérea Portuguesa.

A vereadora da câmara municipal, Cláudia Damião, afirma que este evento é “o reflexo do trabalho e do orgulho da população sobre o produto endógeno da região”. “Queremos que todos venham sentir o sabor da nossa terra e conhecer o que faz de Armamar um território único”, destacou.

O concelho é conhecido como “a capital da maçã de montanha” e distingue-se pela produção do fruto entre os 500 e os 800 metros de altitude. Estas altitudes resultam em “um fruto com um sabor mais intenso, um aroma inconfundível e uma textura crocante”.

Todos os anos, os produtores locais produzem em média “90 mil toneladas de maçã”, resultado do investimento em inovação agrícola e sustentabilidade.

Para além de ser uma feira agrícola é também “um encontro de identidade e partilha”, onde os visitantes podem “descobrir os produtos regionais, saborear a gastronomia local e desfrutar de momentos culturais para todas as idades”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS