Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
No menu items!

“Alfaião” um retrato da aldeia num documentário

"Alfaião", documentário curto produzido e realizador por André Almeida Rodrigues, é um retrato contemplativo da aldeia homónima do concelho de Bragança.

-PUB-

Vai ser projetado no dia 18 de agosto às 20h30 no Auditório Paulo Quintela, irá proporcionar aos habitantes da aldeia de Alfaião a oportunidade de se verem projetados na tela de cinema.

“Alfaião” estreou mundialmente no dia 6 de maio deste ano na 17.ª edição dos Encontros de Cinema de Viana, em Viana do Castelo, internacionalmente a 8 de julho deste ano na 31ª edição do Pärnu International Documentary and Anthropology Film Festival, em Pärnu, Estónia, e foi selecionado para os festivais À RAIA – Mostra de Cinema Ibérico (3ª edição, Chaves) e DO PÃO – Festival Internacional de Cinema Documental (2ª edição, Albergaria-a-Velha), M.U.X – Misantropia Utópica Excessiva (1ª edição, Lisboa), MOITAMOSTRA – Encontro de Artes em Meio Rural (17ª edição, aldeia da Moita, Castro Daire) e FARCUME – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro (7ª edição, Faro).

Neste documentário, contempla-se o dia-a-dia de uma aldeia. É o quotidiano que nós, os citadinos, sonhamos ter um dia. Por isso, é um retrato contemplativo desta rotina diária. O retrato que enaltece os aspetos quotidianos e simples da vida.

A aldeia de Alfaião está localizada perto de Bragança e de Espanha e, em 2011, era habitada por 173 pessoas. A sua topografia é de cariz planáltico e é atravessada pelos rios Fervença e Penacal. Por isso, tem terras muito férteis. Em relação às suas origens pouco se sabe, porque os primeiros documentos a referir Alfaião são do século XIII.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.