Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Alunos criaram novo mural em escola de Tabuaço

As paredes da Escola Básica e Secundária Abel Botelho, em Tabuaço, ganharam mais cor com um mural idealizado e pintado pelos alunos, com a ajuda do artista Tiago Godmess

Fazer intervenções no espaço público para torná-lo mais atrativo para a comunidade e, em particular, para as crianças é um dos âmbitos de atuação do “Faz Parte!”, criado pela Associação Bagos D’Ouro, que há mais de uma década apoia o percurso escolar, social e familiar de crianças de famílias carenciadas do Douro. Uma das ações do novo programa de expressão artística foi finalizada, na última semana, em Tabuaço.

No muro exterior da Escola Básica e Secundária Abel Botelho, crianças e jovens do 5.º ao 12.º ano deram asas à criatividade para pintar, em técnica de graffiti, motivos ligados à sua região, à natureza e ao imaginário infantil. A criar e compor todos os desenhos, que ocupam mais de 40 metros, esteve o artista Tiago Godmess, que incorporou na obra as ideias dadas pelas várias turmas da escola.

Alguns dos alunos envolvidos nesta ação fazem parte do grupo de 200 crianças e jovens que a Bagos D’Ouro apoia, a nível escolar e social, em seis concelhos do Douro (Alijó, Armamar, Murça, Sabrosa, São João da Pesqueira e Tabuaço).

No último dia de criação do mural, os pais e avós juntaram-se à iniciativa e foi ainda realizada uma apresentação pública do trabalho final, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, Carlos Carvalho, e do diretor do Agrupamento de Escolas, José João Patrício.

“O ‘Faz Parte!’ foi criado para proporcionar às crianças destes territórios a oportunidade de explorarem as suas potencialidades, os seus talentos individuais e a sua região, experimentando e expressando-se através de várias técnicas explicadas por artistas de diferentes áreas. Recorrendo à arte, estamos a criar momentos de partilha em comunidade que promovem a inclusão social e cultural destas crianças e jovens”, explica Cláudia Melo, diretora Artística do “Faz Parte!”.

No âmbito do “Faz Parte!”, ao longo de todo o ano, a Bagos D’Ouro vai ainda realizar novas intervenções em espaços públicos, mas também oficinas e workshops dedicados à exploração da natureza e do património e ainda à ilustração e desenho. Algumas das atividades culminarão em exposições e espetáculos abertos à comunidade.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.