Fazer intervenções no espaço público para torná-lo mais atrativo para a comunidade e, em particular, para as crianças é um dos âmbitos de atuação do “Faz Parte!”, criado pela Associação Bagos D’Ouro, que há mais de uma década apoia o percurso escolar, social e familiar de crianças de famílias carenciadas do Douro. Uma das ações do novo programa de expressão artística foi finalizada, na última semana, em Tabuaço.
No muro exterior da Escola Básica e Secundária Abel Botelho, crianças e jovens do 5.º ao 12.º ano deram asas à criatividade para pintar, em técnica de graffiti, motivos ligados à sua região, à natureza e ao imaginário infantil. A criar e compor todos os desenhos, que ocupam mais de 40 metros, esteve o artista Tiago Godmess, que incorporou na obra as ideias dadas pelas várias turmas da escola.
Alguns dos alunos envolvidos nesta ação fazem parte do grupo de 200 crianças e jovens que a Bagos D’Ouro apoia, a nível escolar e social, em seis concelhos do Douro (Alijó, Armamar, Murça, Sabrosa, São João da Pesqueira e Tabuaço).
No último dia de criação do mural, os pais e avós juntaram-se à iniciativa e foi ainda realizada uma apresentação pública do trabalho final, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, Carlos Carvalho, e do diretor do Agrupamento de Escolas, José João Patrício.
“O ‘Faz Parte!’ foi criado para proporcionar às crianças destes territórios a oportunidade de explorarem as suas potencialidades, os seus talentos individuais e a sua região, experimentando e expressando-se através de várias técnicas explicadas por artistas de diferentes áreas. Recorrendo à arte, estamos a criar momentos de partilha em comunidade que promovem a inclusão social e cultural destas crianças e jovens”, explica Cláudia Melo, diretora Artística do “Faz Parte!”.
No âmbito do “Faz Parte!”, ao longo de todo o ano, a Bagos D’Ouro vai ainda realizar novas intervenções em espaços públicos, mas também oficinas e workshops dedicados à exploração da natureza e do património e ainda à ilustração e desenho. Algumas das atividades culminarão em exposições e espetáculos abertos à comunidade.