Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Alunos da UTAD vencem Prémio jovem arquiteto paisagista 2015

O Prémio Jovem Arquiteto Paisagista 2015, a maior distinção em Portugal para estudantes de arquitetura paisagista, acaba de ser atribuído a três alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), autores de um projeto inovador de requalificação do espaço urbano.

-PUB-

Os jovens premiados, Nélson Soares, Ricardo Bessa e Sérgio Oliveira, estudantes do curso de Arquitetura Paisagista da UTAD, prepararam originalmente um projeto para a participação no concurso público de ideias para estudantes "Seoul Urban Design 2013", na Coreia do Sul. O desafio era a requalificação de uma zona de autoestrada no centro da cidade de Seul e visava a sua devolução como espaço público.

Na proposta do grupo, foi seguida uma estratégia de regeneração urbana através da implementação de um corredor verde articulado com o tecido urbano envolvente, até então segregado. Inclui o projeto de áreas residenciais, um complexo de distribuição, o parque linear, diferentes tipologias de corredores verdes, hortas urbanas, jardins de proximidade, pomares, estruturas, praças, entre outras.

O conceito "Slow Down Seoul" envolve a invocação dos cinco elementos no Parque Linear Wu Xing, mas centra-se sobretudo na procura por uma vida mais desacelerada, como oposição ao denso e intenso ritmo da cidade. O trabalho reflete a abordagem do arquiteto paisagista ao nível do planeamento e projeto do espaço urbano.

Este prémio é promovido pelo Jornal Arquiteturas e pela Vibeiras, e conta com o apoio da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.