Quinta-feira, 6 de Maio de 2021
©Carolina T. Lopes

Alvão vai ser “sala de aula” da Escola de Pastores

Projeto visa capacitar empreendedores na atividade pecuária e pastorícia, promovendo modos de produção extensivos e inovadores, que contribuam para o incremento da sustentabilidade das explorações, do setor e dos territórios

É promovida pela FERA – Federação Nacional das Raças Autóctones, em parceria com a Aguiarfloresta – Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar e apoiada pela Fundação BPI La Caixa, através do Prémio Rural, com 53 mil euros. 

A Escola de Pastores arranca em maio, com o primeiro curso de “Pastoreio Sustentável e Gestão da Paisagem” que pretende capacitar e atrair mais criadores de gado, promover o rejuvenescimento do setor e incentivar modos de produção inovadores.

“Entendemos que o pastoreio pode ser um aliado que pode ajudar na gestão florestal e na economia rural”

DUARTE MARQUES
AGUIARFLORESTA

Rui Dantas, presidente da FERA, e que agrega 18 associações da região Norte e Centro do país, salienta que o projeto, “interessante”, “vem numa altura em que a produção de pequenos ruminantes está em queda e há problemas com a conservação das raças autóctones”. 

A ideia essencial é atrair novos protagonistas para a atividade pecuária e pastorícia, mas para o presidente da federação, sediada em Guimarães,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.