A primeira prova em que Ana Sofia Leite participou foi nos 100 metros Costas onde começou por ser a única portuguesa a qualificar-se para a final A no 10º lugar com o tempo de 1.05.49, tempo esse que viria a melhorar na final A para 1.04.56 onde ficou no 9º lugar. A segunda prova em que Ana Sofia Leite participou foi na estafeta mista de 4×100 metros Livres, na qual Portugal obteve um excelente 2º lugar e com a nadadora vila-realense a realizar o seu melhor parcial de sempre com 56.39 a ajudar em muito à conquista da medalha para a selecção Nacional.
A nadadora do GCVR viria a estar igualmente em destaque, na prova seguinte, os 50 metros Costas onde foi 6ª nas eliminatórias com o tempo de 30.23 qualificando-se para a final A onde viria a conquistar o 5º lugar com o tempo de 30.01. Na terceira e última participação em provas individuais, Ana Leite foi 8º na eliminatórias dos 100 metros Livres com o tempo de 57.88 passando à final A mais uma vez como única representante lusa, onde depois conquistou mais um excelente 5º lugar com o tempo de 56.97 que constitui novo recorde pessoal e que deixou a nadadora do GCVR a apenas 17 centésimos de segundo do Recorde Nacional Absoluto realizado em 2008.
Mediante as excelentes prestações realizadas na competição, Ana Sofia Leite foi mais uma vez selecionada para fazer parte da estafeta mista portuguesa na prova de 4×100 metros Estilos. Nesta prova, Portugal registou um ótimo 4º lugar com a atleta vila-realense a melhorar o parcial realizado na estafeta anterior para a marca de 56.11.
Após uns Campeonatos Nacionais de Absolutos memoráveis para a atleta do GCVR em que havia batido dois Recordes Nacionais Sénior e Absoluto, foi agora a vez de Ana Sofia Leite se destacar mais uma vez pela Seleção Nacional Portuguesa, na qual já começa a ser presença habitual, como resultado de todo o trabalho e dedicação que vem demonstrando época após época.