Foi dado mais um passo para a instalação do Pólo Turístico do Douro com a eleição do novo Presidente da Comissão Instaladora, ocorrida na terça-feira.
Por unanimidade, o actual governador civil do distrito de Vila Real, António Martinho, foi eleito pelos sete elementos presentes e assume a presidência deste órgão que terá, agora, de preparar o processo eleitoral continuando em funções até ser eleita a nova direcção e, respectiva, Assembleia Geral.
O novo responsável traçou algumas linhas de acção que a estrutura vai encetar. “Vamos preparar um processo eleitoral com urgência e criar condições continuar a desenvolver o turismo no Douro. E ao mesmo tempo, encontrar soluções para algumas questões que se foram e vão colocando e que ainda não puderam ser resolvidas durante a vigência da comissão instaladora anterior”.
Porém António Martinho reconheceu atrasos na eleição do novo órgão. “As eleições tinham um prazo de 180 dias para se concretizarem, mas isso não aconteceu. Nós vamos procurar encontrar no mais curto espaço de tempo, uma data para se proceder ao acto eleitoral. O prazo não depende do Presidente, mas vamos reunir o mais breve possível”.
O recém-eleito anunciou que a região do Douro vai estar presente em alguns certames de promoção turística. “Temos de aproveitar todas as formas de promover o Douro dando continuidade à acção do ano passado, onde a Unidade de Missão teve como iniciativa ir à BTL, por exemplo. É um dos eventos mais importantes de promoção turística do país. Proximamente, vamos promover o Douro no Extremo Oriente, um mercado que tem muito potencial.”
Numa alusão mais pessoal, António Martinho confessou, ao Nosso Jornal, que a sua eleição representou “mais um desafio”. Manifestou ainda intenção de dar um grande contributo à região. “Eu vou dar ao Douro todo o meu empenho e vou colocar toda a minha capacidade para tentar solucionar os problemas”, garantiu o actual governador civil.
JMCardoso