Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Arqueólogos querem construir museu para dar a conhecer espólio

As escavações em Vale de Mir, do concelho de Alijó, ainda não terminaram. Continuam a aparecer mais artefactos e os arqueólogos querem um espaço para a sua exposição

-PUB-

Tudo começou, em 2012, com o aparecimento de vários vestígios de telha e cerâmicas romanas, que, desde logo, indiciou que naquele local, na aldeia de Vale de Mir, podia haver uma estrutura romana por desvendar.

E assim aconteceu. Nas encostas do Castro de Vale de Mir, o Projeto de Investigação sobre Ocupação Humana em torno da Aldeia de Pegarinhos (PIOHP) encontrou aquilo que seria uma quinta romana, onde havia espaços para o gado, para o tratamento de cereais, com muitas mós, e ainda para o tratamento de lã.

Aliado a isso, a equipa de arqueólogos, liderada por Tony Silvino e Pedro Pereira, da Universidade do Porto, encontrou o lagar de vinho mais antigo do Vale do Douro,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS