Em comunicado, o grupo Filandorra Teatro do Nordeste refere que a Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai receber no próximo dia 22 às 14h45, o espetáculo inaugural da digressão de “auto dos Anfitriões” de Camões, a 10 de outubro no Teatro de Vila Real no âmbito das comemorações dos 500 anos do poeta português e dos 100 anos da cidade de Vila Real.
É proferido que a sessão é “destinada sobretudo aos alunos do curso de Licenciatura em Teatro e Artes Performativas, bem como aos alunos dos cursos das áreas de Letras e Comunicação daquela instituição de ensino” da maneira dar também oportunidade ao público de “descobrir a vertente teatral do poeta, que escreveu três peças de teatro muito pouco conhecidas e representadas em Portugal”.
O Auto dos Anfitriões “é uma história onde deuses confundem os humanos e onde os desenganos amorosos são pretexto para o desenvolvimento da lírica” inspirado na história de um mito grego, o nascimento do Hércules.
A produção, a 93ª desta Companhia, tem a parceria institucional do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto – Fundo de Fomento Cultural que “reconheceu com a sua aposta e o seu apoio, o valor simbólico e impacto cultural” e classificam a produção como “uma forte componente educativa e descentralizadora”.
Depois da Aula Magna da UTAD, “Auto dos Anfitriões” segue em digressão por 25 municípios da rede de itinerância da Filandorra, podendo ser apresentada em auditórios municipais, cineteatros, mas também em escolas ou locais ao ar livre do mundo rural.
Com entrada gratuita, o espetáculo terá lugar na Aula Magna da UTAD às 14h45, e é precedido pela apresentação do livro “Manual de Técnica da Máscara” de Filipe Crawford por Levi Leonido, Diretor da Licenciatura em Teatro e Artes Performativas da UTAD, e David Carvalho, Diretor Artístico da Filandorra.