Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Ascenso Simões inaugura certame da NERVIR

É inaugurada, hoje, pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, a FAG – Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Real, que decorre até 3 de Dezembro, no Pavilhão de Exposições da Nervir, em Vila Real. No âmbito da FAG, decorrerá, também, o 2.º Encontro Internacional de Sabores e Tradições que conta com […]

É inaugurada, hoje, pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, a FAG – Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Real, que decorre até 3 de Dezembro, no Pavilhão de Exposições da Nervir, em Vila Real.

No âmbito da FAG, decorrerá, também, o 2.º Encontro Internacional de Sabores e Tradições que conta com a presença das cidades geminadas e amigas de Vila Real, a saber: Oeiras, Portimão, Benavente, Osnabrück, Grasse e Zamora.

Na sua 9.ª edição, a FAG pretende divulgar os produtos de artesanato e especialidades gastronómicas, regionais e nacionais, dando a conhecer o trabalho dos artesãos, privilegiando o trabalho ao vivo e, também, dar a conhecer o artesanato e a gastronomia das cidades geminadas e amigas de Vila Real, no II Encontro Internacional de Sabores e Tradições.

No Artesanato, poderão ser apreciados trabalhos em pele e em prata, brinquedos e jogos em madeira, pirogravura, miniaturas em madeira, trabalhos em raízes, tanoaria, instrumentos musicais, trabalhos em materiais reciclados, calçado, vestuário em “tricot”, artes decorativas, bijuteria, bordados, tecelagem, têxtil tradicional, linho de Agarez, cerâmica e azulejaria.

Na Gastronomia, estarão presentes fumeiro e enchidos, pastéis de Chaves, fogaça, vinhos do Porto e Douro, compotas, ervas aromáticas e medicinais, mel e doçaria tradicional.

Estarão instalados, no local, o Restaurante Grill (de Vila Real) e Comeres Barrosões (de Boticas).

O Programa de Animação conta, no dia de hoje, com o Grupo de Cantares “Os Amigos da Música” de Lobrigos” (18 horas) e o Grupo de Concertinas do Grupo Etnográfico de Borbela (21 horas). No dia 1, estarão presentes a Companhia de Teatro Filandorra (17.30 horas), a Tuna da Campeã (18 horas) e o Grupo de Danças e Cantares de Constantim (20.30 horas). No dia 2, será a vez da Associação Etnográfica Folclórica da Campeã (16 horas), da Tuna Juvenil de Torneiros (18 horas) e da Companhia de Teatro Urze (21.30 horas). A “Intubo Tuna” actuará, às 16 horas do dia 3 de Dezembro.

De referir a apresentação da obra “Bisalhães, memórias sem futuro?”, a ter lugar, hoje, à noite, no Pavilhão da Nervir.

O horário de funcionamento do certame é das 15 às 24 horas, sendo que, no dia 3, o encerramento acontecerá, às 20 horas.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.