Ao início desta manhã, cerca de meia dúzia de lobos atacaram um pónei, causando-lhe a morte.
Segundo José Carlos Apolónio, proprietário do pónei, pelas seis da manhã foram acordados com a notícia da presença de lobos no local onde o animal de estimação da família e dois burros ficam, na aldeia de Meixide, freguesia de Vilar de Perdizes.
Os bombeiros de Montalegre foram os primeiros a aperceber-se de uma grande quantidade de lobos na estrada, próximo do sítio onde os três equídeos estavam, e alertaram a família. Mas quando chegaram perto do animal já não era possível evitar o pior cenário.
“Quando lá chegamos já o animal estava ‘triturado’”, conta, tal o estado em que o pónei ficou.
O pónei do Afonso era “o animal de estimação da casa, era o muito conhecido aqui de Montalegre, toda a gente que está relacionado com cavalos conhecia este animal”, que era especialmente dócil. José Carlos diz que os dois filhos, de 14 e 9 anos, estão inconsoláveis, depois de perder o animal que estava na família há sete ano. “Foi muito difícil de aceitar”.
“Comprei-o já ensinado para os meus filhos, era muito meigo, não vai voltar a aparecer um animal como aquele. E não era só com os meus, no mês de agosto vinha a miudagem e era o entretenimento dos garotos da aldeia”, afirma.
Produtor de bovinos e caprinos, José conta que já perdeu a conta às crias que os lobos lhe mataram. Diz mesmo que desde 2017 “não consegue criar um vitelo”, apesar de as vacas estarem num terreno com cerca. “Nós somos uns mártires”.
Sobre o caso mais recente, reportou o ataque à GNR, assim como ao IFAP e ao seguro. Também técnicos do ICNF estiveram no local para registar a ocorrência e segundo o proprietário foram deixadas câmaras para filmar os lobos caso voltem.