Sexta-feira, 29 de Março de 2024
No menu items!

Atleta do GCVR bate dois recordes nacionais

Os Campeonatos Regionais de Verão realizados nos dias 28 e 29 de Junho no complexo de piscinas de Santa Marta de Penaguião prometem ficar na história da natação do GCVR e da região. Primeiro pela elevada adesão de atletas da região e que colocaram estes Campeonatos entre os mais concorridos ao nível da região Nordeste, […]

-PUB-

Os Campeonatos Regionais de Verão realizados nos dias 28 e 29 de Junho no complexo de piscinas de Santa Marta de Penaguião prometem ficar na história da natação do GCVR e da região.

Primeiro pela elevada adesão de atletas da região e que colocaram estes Campeonatos entre os mais concorridos ao nível da região Nordeste, e que mostram que a natação regional cresce e apresenta meios e condições para poder crescer ainda mais. Para tal contribuiu a equipa do GCVR que se deslocou em força para esta prova com 27 atletas, desde os Cadetes (a partir dos 8 anos) até aos Absolutos. A acompanhar o GCVR nesta prova estiveram também outros quatro clubes – CAB, CNIN, CNALI e SSCMB.

Foi uma prova de muito bom nível pela parte de toda a equipa de natação, mesmo com o imenso calor que se fez sentir durante a prova. Calor, esse que não afectou a atleta Joana Pinto nas suas provas que deram origem a dois novos recordes nacionais (!!!!) na categoria de Juvenil. O primeiro recorde obtido por Joana Pinto foi obtido nos 100 metros Livres com o tempo de 59.39, melhorando significativamente a marca de 59.70 que era pertença de Harriet Smith (atleta do Clube de Futebol Os Belenenses) desde 2003. Esta é uma marca histórica para Vila Real e para Trás-os-Montes, uma vez que Joana Pinto se tornou na primeira nadadora da região a nadar abaixo de 1 minuto na prova dos 100 metros Livres o que mostra a qualidade desta atleta e de todo o deu trabalho. Não contente com um recorde, Joana Pinto foi à procura do segundo e alcançou novo máximo nacional nos 50 metros Livres (categoria Juvenil) com o tempo de 27.02, melhorando o anterior recorde nacional que quedava no tempo de 27.16 pertencente igualmente a Harriet Smith desde 2003. Foram duas marcas excelentes e que irão ficar gravadas na mente de todos os que estiveram presentes e que tiveram oportunidade de assistir a um momento muito raro, especialmente ao nível da nossa região e com atletas locais. Joana Pinto entra assim para um grupo restrito de atletas possuidores de recordes nacionais, algo que eleva ao mais alto nível o nome do clube e da cidade, ajudando a mostrar que no Nordeste há bons nadadores e com capacidade para atingir patamares de competição superiores. Por tudo isso, merece uma salva de palmas e um “Muitos parabéns, Joana!!”.

Estes Campeonatos tiveram ainda mais destaques importantes, como foram a obtenção de mínimos para os Campeonatos Nacionais de Verão pela parte das atletas Ana Sofia Leite (atleta Júnior) e Elsa Cardoso (atleta Sénior) através de novos recordes pessoais. Ana Leite garantiu o mínimo na prova dos 100 metros Livres com o tempo de 1.00.35 enquanto que Elsa Cardoso obteve a marca de 1.08.42 nos 100 metros Mariposa, carimbando igualmente a presença nos Campeonatos Nacionais. No resto da equipa, foi possível observar um conjunto muito positivo de provas resultando na obtenção de novos recordes pessoais e de um número elevado de medalhas distribuídas pelas várias categorias.

Os atletas mais jovens – atletas Cadetes – que aceitaram sem medo o convite de participar nos seus primeiros Campeonatos Regionais são motivo de referência uma vez que são os frutos mais recentes do trabalho que vem sendo realizado no GCVR ao nível da formação de atletas. Apesar de ainda muito jovens, estes atletas demonstraram um forte espírito competitivo, espírito de equipa e uma integração avançada no seio da equipa de natação do GCVR o que permite tirar boas ilações quanto ao trabalho realizado pelos técnicos do GCVR. É através dos técnicos da equipa de Competição, João Matos e Luís Pinto, que é possível verificar a evolução de todos estes atletas e do envolvimento de todos dentro da equipa de forma que esta cresça cada vez mais e com melhores resultados.

Vai ainda uma palavra de agradecimento e de reconhecimento aos pais que se deslocaram a Santa Marta de Penaguião para ver os seus filhos assim como todos os outros atletas do clube e que foram um importante suporte à equipa de natação auxiliando constantemente os técnicos e possibilitando que as provas decorressem da melhor forma possível para os atletas do GCVR. Para os pais enviamos um agradecimento assim como um convite para voltar a marcar presença em futuras provas alargando esse mesmo convite a todos os pais que queiram e gostem de estar presentes nas provas dos filhos.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS