Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022

Aumento “exaustivo” de montarias ao javali preocupa confederação

“Os caçadores portugueses têm consciência de que não vivem os melhores dias”. 

-PUB-

Foi esta a expressão proferida pelo presidente da Confederação Nacional de Caçadores Portugueses, Fernando Castanheira Pinto, para fazer uma síntese da situação atual da caça em Portugal. Embora não considere que a caça tenha batido no fundo, o presidente está preocupado com a escassez das espécies, nomeadamente no que diz respeito à caça menor, a qual tem acarretado alguns problemas, levando a que a caça maior sofra um aumento descontrolado. 

“A caça ao javali tem aumentado muito, por isso, alerto que a densidade de caçadores nas montarias deve ser repensada. A espécie não é inesgotável e a sua sustentabilidade tem de ser uma preocupação dos caçadores”, destacou. 

Por esta altura do ano, as montarias pela região são cada vez mais, com centenas de monteiros a chegarem ao território transmontano exclusivamente para a caça grossa. Só em Macedo de Cavaleiros, durante o fim de semana, realizaram-se quatro montarias, onde participaram mais de 700

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.