A informação consta da Resolução do Conselho de Ministros, publicada na semana passada, que aprova o Plano Nacional Ferroviário e determina à Infraestruturas de Portugal a avaliação de investimentos ferroviários prioritários.
Foi incluído o estudo de uma eventual Linha Ferroviária de Trás-os-Montes, com ligação Bragança-Porto, e da Ligação Transfronteiriça Bragança-Zamora (Espanha).
“É com grande satisfação que vemos reconhecidas as reivindicações do município e das várias entidades e forças vivas da região. Bragança está finalmente inscrita, oficialmente, nos planos da ferrovia nacional para o futuro, com indicações para o início efetivo de estudos ordenados pelo governo às entidades responsáveis”, refere Paulo Xavier, citado num comunicado da autarquia, sustentando que esta avaliação técnica “apoiará a decisão final que poderá, espero, sustentar e viabilizar a solução que defendemos e isso é um passo importante no reconhecimento das legítimas aspirações do interior no desenho das políticas públicas do país”.
O autarca sublinhou ainda considerar a ferrovia como uma solução prioritária para “superar a condição de isolamento de Trás-os-Montes”.
O documento assume que a reabertura das antigas linhas da região dos distritos de Bragança e Vila Real – Tua e Corgo – que permitiam ligação ao Porto através da Linha do Douro não é viável, até pelos tempos de viagem associados.
“Desta forma, apenas com a construção de uma nova linha de caminho-de-ferro se poderá criar uma solução de acessibilidade eficaz. A hipótese considerada para este Plano assume a construção de uma linha nova com uma velocidade de projeto de 160 km/h, podendo ter alguns troços a 200 km/h, onde tal não implique um sobrecusto significativo”.
A previsão prevê ligar Bragança a Campanhã, no Porto, em duas horas de viagem e com oito paragens, passando também por Vila Real.