Terça-feira, 6 de Dezembro de 2022
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Autarquia promove Rota do Comércio para receber mais de 100 mil visitantes

São esperados cem mil visitantes Durante os meses Julho e Agosto, o Município de Mirandela espera receber cerca de 100 mil visitantes, numa vasta programação de eventos desportivos e culturais que a autarquia e a Associação de Comercial de Mirandela querem que conte com um maior envolvimento do Comércio Tradicional. A “Rota do Comércio Tradicional” […]

PUB

São esperados cem mil visitantes

Durante os meses Julho e Agosto, o Município de Mirandela espera receber cerca de 100 mil visitantes, numa vasta programação de eventos desportivos e culturais que a autarquia e a Associação de Comercial de Mirandela querem que conte com um maior envolvimento do Comércio Tradicional.

A “Rota do Comércio Tradicional” é o projecto da MIRCOM, organização constituída pela Câmara Municipal e Associação Comercial e Industrial de Mirandela, criado com o intuito de dinamizar aquele sector económico e torná-lo mais atractivo, para os visitantes.

Este projecto tem duas linhas de acção. O primeiro vai permitir e incentivar o Comércio Tradicional a “alargar o horário de funcionamento, até às 24 horas”, explicou José Silvano, Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, sobre o projecto que prevê, ainda, uma forte componente de animação, nas ruas mirandelenses. O segundo objectivo da “Rota” é sensibilizar os lojistas, para que se unam, na organização de actividades. “Queremos conjugar iniciativas com o único objectivo de atrair os visitantes, de modo a que também o Comércio Tradicional saia a ganhar, através do aumento do volume de negócios” – esclareceu o edil.

Sem orçamento específico para este projecto, a “Rota do Comércio Tradicional” desenvolver-se-á com os fundos já disponibilizados, no âmbito da MIRCOM, associação criada, exactamente, com o objectivo de criar e implementar um conjunto de acções promocionais e urbanísticas.

Do vasto conjunto de iniciativas, destacam-se os eventos desportivos, nomeadamente as competições de Jet Ski. José Silvano sublinhou a realização da “Festa da Geografia”, um evento único, em Portugal.

“Só há uma iniciativa semelhante, na Europa, em França. E o seu organizador também vai estar em Mirandela”, entre os dias 14 e 20, explicou o autarca, sobre o evento que vai contar com a participação de mais de 70 oradores, entre estudiosos, urbanistas, geógrafos, docentes e estudantes, todos ligados à Geografia.

Durante o mês de Julho, entre os dias 20 e 23, aproveitando a presença das comitivas dos participantes do Campeonato Europeu e Taça do Mundo de Jet Ski, vai realizar-se mais uma edição da Festa dos Produtos Regionais que, este ano, contrá com um número mais alargado de participantes.

“Vamos ter representados, na feira, várias cooperativas e associações de produtores, de vários concelhos”, salientou o autarca da Terra Quente, explicando que “o objectivo é aproveitar a vasta movimentação de turistas estrangeiros, para a comercialização dos produtos de excelência de toda a região transmontana”.

O rol de actividades culminará, como explicou José Silvano, com as festas em honra de Nossa Senhora do Amparo que se prolongarão, desde de 25 de Julho, até ao dia 5 de Agosto.

“Nós somos o concelho do distrito com o maior número de lojas, no Comércio Tradicional. Ultrapassamos, mesmo, Bragança, a sede do distrito”, revelou o autarca, contabilizando que existem, no concelho de Mirandela, cerca de 400 comerciantes.

 

Maria Meireles

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.