São esperados cem mil visitantes
Durante os meses Julho e Agosto, o Município de Mirandela espera receber cerca de 100 mil visitantes, numa vasta programação de eventos desportivos e culturais que a autarquia e a Associação de Comercial de Mirandela querem que conte com um maior envolvimento do Comércio Tradicional.
A “Rota do Comércio Tradicional” é o projecto da MIRCOM, organização constituída pela Câmara Municipal e Associação Comercial e Industrial de Mirandela, criado com o intuito de dinamizar aquele sector económico e torná-lo mais atractivo, para os visitantes.
Este projecto tem duas linhas de acção. O primeiro vai permitir e incentivar o Comércio Tradicional a “alargar o horário de funcionamento, até às 24 horas”, explicou José Silvano, Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, sobre o projecto que prevê, ainda, uma forte componente de animação, nas ruas mirandelenses. O segundo objectivo da “Rota” é sensibilizar os lojistas, para que se unam, na organização de actividades. “Queremos conjugar iniciativas com o único objectivo de atrair os visitantes, de modo a que também o Comércio Tradicional saia a ganhar, através do aumento do volume de negócios” – esclareceu o edil.
Sem orçamento específico para este projecto, a “Rota do Comércio Tradicional” desenvolver-se-á com os fundos já disponibilizados, no âmbito da MIRCOM, associação criada, exactamente, com o objectivo de criar e implementar um conjunto de acções promocionais e urbanísticas.
Do vasto conjunto de iniciativas, destacam-se os eventos desportivos, nomeadamente as competições de Jet Ski. José Silvano sublinhou a realização da “Festa da Geografia”, um evento único, em Portugal.
“Só há uma iniciativa semelhante, na Europa, em França. E o seu organizador também vai estar em Mirandela”, entre os dias 14 e 20, explicou o autarca, sobre o evento que vai contar com a participação de mais de 70 oradores, entre estudiosos, urbanistas, geógrafos, docentes e estudantes, todos ligados à Geografia.
Durante o mês de Julho, entre os dias 20 e 23, aproveitando a presença das comitivas dos participantes do Campeonato Europeu e Taça do Mundo de Jet Ski, vai realizar-se mais uma edição da Festa dos Produtos Regionais que, este ano, contrá com um número mais alargado de participantes.
“Vamos ter representados, na feira, várias cooperativas e associações de produtores, de vários concelhos”, salientou o autarca da Terra Quente, explicando que “o objectivo é aproveitar a vasta movimentação de turistas estrangeiros, para a comercialização dos produtos de excelência de toda a região transmontana”.
O rol de actividades culminará, como explicou José Silvano, com as festas em honra de Nossa Senhora do Amparo que se prolongarão, desde de 25 de Julho, até ao dia 5 de Agosto.
“Nós somos o concelho do distrito com o maior número de lojas, no Comércio Tradicional. Ultrapassamos, mesmo, Bragança, a sede do distrito”, revelou o autarca, contabilizando que existem, no concelho de Mirandela, cerca de 400 comerciantes.
Maria Meireles