Terça-feira, 15 de Junho de 2021

Autarquia realizou sessão sobre combate à Vespa Velutina

O município de Mondim de Basto, atento à evolução e ao aumento do número de ninhos de Vespa Velutina no concelho, promoveu uma sessão teórico prática sobre os métodos de combate a esta praga.

-PUB-

Esta sessão juntou apicultores, técnicos da autarquia e especialistas e pretendeu alertar a população para os efeitos nocivos que esta espécie invasora causa no ambiente e biodiversidade, para a saúde pública e para a apicultura.

A Vespa Velutina é um grande predador de abelhas e de outros insetos polinizadores, em especial no período de julho a novembro, o que provoca um grande desequilíbrio dos ecossistemas.

Relativamente à questão da destruição dos ninhos, os munícipes são aconselhados a contactar os Serviços Municipais de Proteção Civil, que dispõem de pessoal devidamente formado e equipado para a destruição eficaz dos mesmos. Além disso, a autarquia é também uma entidade gestora da plataforma SOS Vespa, onde são registados e cartografadosos ninhos que vão aparecendo. A atualização desta plataforma é fundamental para o controlo da evolução desta espécie.

Desde o início deste ano a autarquia já destruiu, com meios próprios, quarenta ninhos que ameaçavam as colmeias dos apicultores do concelho.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.