“Começou tudo por brincadeira, para mostrar aos meus amigos. Eles adoraram e incentivaram-me a criar uma página na internet. Nunca pensei que fosse ter tanto sucesso”, confessou João Fraga, neto de Adozinda.
Os 70 anos de idade que os separam não são impedimento para fazerem furor na internet, algo que no tempo desta avó era impensável e que lhe faz alguma confusão. “Ela sabe o que é a internet porque já lhe expliquei, mas continua a pensar que isto demora um mês a chegar às pessoas, como as cartas no tempo dela”, explica o neto.
Sobre a página “Vovó Viral”, que no Facebook conta com mais de 100 mil seguidores e milhões de visualizações, João Fraga diz que o “principal objetivo é ficar com o maior número de recordações da minha avó. Ela tem 94 anos e não sei durante quanto tempo a tenho aqui, então é uma forma de poder vê-la e ouvi-la outra vez, daqui a uns anos”.
Um dos vídeos desta dupla foi visto por mais de três milhões de pessoas, em todo o mundo. “Há gente a ver desde França, Luxemburgo, Brasil. Está a ser uma experiência boa, para os dois, mas mais para ela porque tem sempre gente aqui, a fazer-lhe companhia e a querer conhecê-la”, avança o neto que, dos tempos de infância em casa da avó recorda “as torradas com azeite que fazia para o pequeno-almoço”.
Os vídeos em causa dão a conhecer uma relação ternurenta entre avó e neto, como há poucas. Pelo meio, expressões apimentadas e outras tipicamente transmontanas fazem as delícias dos seguidores. “As pessoas gostam da espontaneidade e da naturalidade da minha avó e também do bom português dela (risos), porque não há ensaios. Eu chego aqui e tenho uma conversa natural com ela”, explica João.
Adozinda Augusta tem recebido visitas de muitas pessoas
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar