Sábado, 16 de Outubro de 2021

Bibliotecas de Lamego recebem o projeto “Entrelinhas – Crescer a Ler”

Projeto de animação de leitura já chegou às bibliotecas escolares locais do concelho de Lamego.

-PUB-

O novo projeto de animação de leitura do concelho de Lamego, dirigido às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, já está a percorrer, em regime de itinerância, as bibliotecas escolares locais, de modo a proporcionar aos mais pequenos diferentes experiências de estimulação para a leitura. Esta semana, foi a vez da Biblioteca Municipal de Lamego acolher o Jardim de Infância "O Pintinhas" para explorar o livro "O Lápis Mágico de Malala", de Malala Yousafzai, complementada, no final, com a realização de atividades de expressão plástica.

Até ao próximo mês de junho, está previsto que o projeto “Entrelinhas – Crescer a Ler” promova, ao longo de mais de 70 sessões, o contacto regular e ativo com a leitura, cruzando-a com outras linguagens (teatro, artes plásticas…), explorando para isso um grande leque de temáticas, nomeadamente a sustentabilidade ambiental, a multiculturalidade, a inclusão social, a alimentação saudável e a cidadania.

Esta nova iniciativa pedagógica nasce dos esforços da Biblioteca Municipal, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar -Projeto "Lamego Educa", apoiado pelo Norte 2020, e da Rede de Bibliotecas de Lamego com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade junto dos mais novos. O livro assume o papel principal, sendo abordado como objeto de prazer e de educação literária, para que a criança encontre nele a satisfação das suas necessidades de ocupação dos tempos livres, de desenvolvimento da criatividade, sentido estético, imaginação e prazer individual.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.