Devido à pandemia do Covid-19, o bispo de Vila Real enaltece “o modo como foram cumpridas as orientações anteriormente dadas” e apela “a que continuem a ser respeitadas as normas sanitárias e as recomendações diocesanas em vigor durante esta situação de pandemia”.
Durante o tempo pascal, ou seja, até ao Pentecostes (31 de maio), continua a ser celebrada a eucaristia dominical na Sé de Vila Real, às 11h00, presidida por D. António Azevedo transmitida para a diocese pela internet e rádio (Voz do Marão e Chaves FM).
Os secretariados diocesanos continuam a preparar materiais de apoio para serem utilizados pelas famílias e para cada semana estão previstos: uma oração para fazer antes da refeição; uma catequese em família; uma preparação da liturgia do domingo (lectio divina).
Estes materiais serão disponibilizados no site da diocese e partilhados às sextas-feiras.
Às terças-feiras, às 21h00, reza-se a oração do terço, transmitido a partir dos vários santuários marianos da diocese.
Relativamente à catequese, o bispo aconselha a utilização dos recursos online do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), considerando ainda que em cada paróquia deverá ser estudada a melhor forma de acompanhar a catequese das crianças e dos adolescentes, ainda em contexto não presencial.
O Dia da Diocese, previsto para o dia 7 de junho em Mesão Frio, “fica suspenso, uma vez que não estão garantidas as condições para a sua preparação e para uma massiva participação das pessoas”.