Em comunicado, a autarquia revela que o evento começou com uma palestra elucidativa sobre a atuação dos bombeiros, e prosseguiu com uma visita aos veículos onde foram realizadas demonstrações práticas de procedimentos de emergência e dos equipamentos utilizados.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, que é também ele bombeiro há 33 anos, partilhou a sua experiência e destacou a nobreza desta atividade, afirmando que “ser bombeiro é ter a capacidade de fazer o bem a qualquer momento, ajudando quem mais precisa”, sublinhando o “compromisso e a dedicação necessários para exercer esta função”.
Estas ações “são de extrema importância para sensibilizar e educar os jovens sobre o papel vital dos bombeiros na sociedade, sendo muito importante e fundamental garantir a continuidade do serviço de voluntariado”, explica o mesmo comunicado.
Através de atividades como esta, os alunos “têm a oportunidade de compreender melhor as responsabilidades e os desafios enfrentados pelos bombeiros, promovendo um maior respeito e admiração pelo seu trabalho”.
A interação direta com os profissionais e a possibilidade de ver de perto os veículos e equipamentos utilizados nas operações de emergência “são fundamentais para despertar o interesse e, possivelmente, inspirar futuros bombeiros”, conclui a mesma nota.