Terça-feira, 28 de Maio de 2024
No menu items!

Bombeiros do distrito recolheram mais de 26 toneladas de equipamentos elétricos em 2022

As cinco associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Vila Real, que aderiram à campanha Quartel Electrão, recolheram, em 2022, 100 quilos de pilhas, 1.650 quilos de lâmpadas e mais de 25 toneladas de equipamentos elétricos usados, o que perfaz um total de mais de 26 toneladas de aparelhos em fim de vida enviados para reciclagem.

-PUB-

Como contrapartida por este envolvimento no esforço da reciclagem as associações do distrito vão receber mais de dois mil euros face às quantidades recolhidas.

Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros. Em 2022 foi ainda criado um incentivo financeiro para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.

As associações humanitárias do distrito que aderiram foram Favaios, Pinhão, Ribeira de Pena, Sanfins do Douro, Cruz Branca de Vila Real.

Resultados nacionais

No total, a nível nacional, os bombeiros das 179 associações humanitárias que participaram ativamente no Quartel Electrão recolheram, o ano passado, cerca de 2.300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

Nesta sétima edição do Quartel Electrão, que decorreu de janeiro a novembro de 2022 e que teve como parceiro a Liga dos Bombeiros Portugueses, foram reunidas, mais concretamente, 8 toneladas de pilhas, 39 toneladas de lâmpadas e 2.247 toneladas de equipamentos elétricos usados.

Este ano, o Electrão atribui às associações o maior valor de sempre em prémios e contrapartidas financeiras pelas quantidades recolhidas: 260 mil euros.

Esta é uma parceria também muito valorizada pela Liga dos Bombeiros Portugueses. “Em primeiro, pelo facto de reforçar a componente ambiental que está sempre associada aos bombeiros. Em segundo, pelo impacto positivo gerado pela própria sociedade civil e empresas que entregam equipamentos antigos para ajudar os bombeiros. Por último, mas obviamente não menos importante, pela oportunidade que dá aos bombeiros de se equiparem”, realça o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes.

A oitava edição do Quartel Electrão já arrancou, em janeiro de 2023, e vai terminar a 30 de novembro. As associações humanitárias de todo o país terão oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e proteção do ambiente habilitando-se, ao mesmo tempo, a ganhar prémios.

No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo para entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS