De acordo com Hugo Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, a equipa de resgate da corporação “realizou mais um simulacro na barragem de Parada de Monteiros”.
Estes exercícios são realizados “mensalmente com os elementos de segurança da referida barragem, equipa médica e equipa de resgate dos Bombeiros”, estando inseridos “no Plano de Emergência” da infraestrutura em construção. “Servem para testar as respostas operacionais em situação de resgate”. Ao mesmo tempo, permitem que haja “um acompanhamento da evolução da obra”, frisou o comandante.
“Os Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, em coordenação com a CONDORIL”, empresa responsável pela construção da barragem, “mantêm esta parceria de segurança”, com o objetivo de “ter todos os meios de socorro preparados da melhor forma”.
Hoje “foi testado o resgate de um operário de dentro de uma galeria”, simulacro que mobilizou um total de cinco operacionais e duas viaturas, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Segundo Hugo Silva, “este exercício em espaços confinados é de extrema importância, em virtude de existirem centenas de metros destes túneis na barragem em questão”.