Até ao fim deste mês, os Bombeiros Voluntários de Peso da Régua vão ter um novo Comandante. Trata-se de António Manuel Cardoso Fonseca, de 32 anos, nascido no lugar do Corgo, Peso da Régua, e que ainda faz parte dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia.
“É um homem pensado por nós, para vir comandar os nossos bombeiros. Nasceu na cidade, conhece a região e julgamos que é uma boa aposta” – disse o Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua, Alfredo Almeida.
Segundo este responsável, para a concretização da sua homologação, pelo Comando Distrital de Vila Real, António Cardoso Fonseca vai participar num seminário específico, depois de tomar posse, nas suas novas funções. Logo que abra o Curso da Escola Nacional de Bombeiros, em Sintra, participará, também, nessa acção.
“Até final de Fevereiro, já teremos o novo Comandante” – referiu Alfredo Almeida.
Até agora, os voluntários reguenses têm tido à sua frente, interinamente, desde Setembro último, Guilhermino Pereira que assumiu esse cargo após a saída polémica do então Comandante Manuel Gouveia.
Alfredo Almeida aproveitou para elogiar a acção desenvolvida pelo actual Comandante interino.
“A Régua tem reparado que, nesta fase de transição, a sua segurança nunca esteve em causa. Desde que foi nomeado Comandante Interino, o Chefe Guilhermino Pereira pacificou toda a situação. E quando os bombeiros são chamados, têm feito o serviço de forma eficaz, com a maior competência, socorrendo pessoas e bens. Nomeadamente, nas últimas inundações, ocorridas na Régua, os nossos bombeiros funcionaram, a cem por cento”.
Dada a sua condição de funcionário público da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, como Sapador-Bombeiro, António Cardoso Manuel Fonseca será transferido, para a autarquia de Peso da Régua. Essa possibilidade facilitou a aceitação, por sua parte, do convite que lhe foi formulado, pelos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua.
Jmcardoso