InícioBragançaBragança recebe atendimento itinerante do Banco de Portugal

Bragança recebe atendimento itinerante do Banco de Portugal

O Banco de Portugal iniciou hoje um serviço de atendimento presencial itinerante em Bragança, em parceria com a Câmara Municipal, para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços do banco central.

O governador do Banco de Portugal, Álvaro dos Santos Pereira, anunciou que este projeto resulta da colaboração entre a instituição e a Câmara Municipal de Bragança. O serviço estará disponível todas as semanas, permitindo que os cidadãos consultem os serviços oferecidos pelo banco central.

Em declarações à Agência Lusa, Álvaro dos Santos Pereira destacou a importância deste serviço, afirmando que “este serviço é muito importante, depois de décadas em que o Estado tem saído de muitos territórios e regiões do país”. O governador sublinhou que o regresso do Banco de Portugal a Bragança representa uma melhoria na prestação de serviços públicos aos cidadãos.

No plano estratégico do Banco de Portugal para 2026/2030, está prevista uma aposta numa rede regional com mais colaboradores. “Vamos ter mais pessoas nas agências porque há a vontade dos nossos colaboradores estarem mais presentes”, afirmou o governador.

Os serviços disponíveis no atendimento presencial incluem informações sobre contas pessoais, mapas de responsabilidade e dados sobre créditos em curso. No entanto, não serão realizadas ações de tesouraria durante este atendimento.

A escolha de Bragança para este projeto-piloto deve-se ao facto de ser o primeiro município a mostrar disponibilidade e por estar localizado a 200 quilómetros da delegação mais próxima do banco central. A presidente da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Ferreira, comentou que “este é o início de uma mudança de paradigma” no acesso aos serviços públicos.

Isabel Ferreira espera que os seis meses deste projeto-piloto demonstrem a necessidade da presença deste novo serviço na região. A autarca incentivou os cidadãos a aproveitarem esta oportunidade e destacou que se houver procura suficiente, poderá haver uma reavaliação do modelo.

O atendimento itinerante do Banco de Portugal funcionará às sextas-feiras no Mercado Municipal de Bragança, das 09:30 às 12:30 e das 13:30 às 15:00.

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO