Vila RealBurocracia dificulta integração dos imigrantes

Burocracia dificulta integração dos imigrantes

A demora nos processos de regularização e as dificuldades burocráticas continuam a condicionar a vida de muitos imigrantes em Vila Real.

O problema foi destacado por Vânia Holanda, presidente da Associação de Brasileiros do Distrito de Vila Real (ABRAVIR), à margem do I Fórum das Migrações, promovido pelo município em parceria com a associação, no âmbito da Semana da Igualdade.

“Temos sentido uma grande dificuldade, inclusive muitos infelizmente têm até ido embora devido às questões burocráticas, às dificuldades de regularização”, afirmou à VTM. Apesar dos obstáculos, continuam a chegar pessoas de várias nacionalidades, por motivos profissionais, académicos e de investimento.

Vânia Holanda considera que Portugal precisa de mão de obra e de estudantes, mas defende maior clareza nos procedimentos. “A comunidade brasileira, os imigrantes, não querem que a coisa perca o controlo, mas que isso seja um pouco mais célere e descomplicado”, sublinhou.

A presidente da ABRAVIR explicou que a realização do fórum respondia a uma necessidade sentida há algum tempo, perante o aumento da população migrante e a diversidade de problemas relacionados com o trabalho, a universidade e a regularização documental. O objetivo passou por criar um espaço para esclarecer dúvidas e aproximar a comunidade das entidades públicas.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

ou compre apenas este artigo:

Comprar este artigo — 1,00€
Se já é PREMIUM, Aceda à sua conta em

Audi A6 Avant


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO