Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022

Calor coloca 14 distritos em alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 14 distritos sob aviso amarelo por causa do calor. Em alguns casos, o aviso estende-se até domingo.

-PUB-

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o menos grave), até às 18:00 de sábado, os distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra e Braga. O aviso estende-se até às 18:00 de domingo para os distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança.

Na quarta-feira, à saída de uma reunião com o ministro da Administração Interna para avaliar as previsões meteorológicas para os próximos dias, o presidente do IPMA alertou que o país iria atravessar uma terceira onda de calor a partir de sábado.

Depois deste alerta, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, como o aumento de ingestão de água ou de sumos de fruta e aconselhou a população a evitar o consumo de bebidas alcoólicas, assim como a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00. A DGS aconselha, igualmente, a procura de ambientes frescos e arejados, ou climatizados.

O uso de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, de chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta são outras das medidas de proteção adicionais recomendadas. A DGS aconselha ainda a população a evitar “atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.