Para tal, foi instalado recentemente um sistema informático de gestão de documentos, que permite a desmaterialização de toda a documentação constante dos processos internos, que passam a tramitar em formato digital.
A medida irá permitir uma gestão global e eficaz com o rápido acesso eletrónico a todos os conteúdos, além de uma redução anual significativa de custos com papel e consumíveis. Assume-se, também, como um passo essencial na modernização administrativa, permitindo aos vários serviços municipalizados atuar com maior eficiência, prestando um melhor serviço aos munícipes. Prevê-se uma otimização dos processos e uma economia de recursos humanos e financeiros, nomeadamente uma redução de custos com a desmaterialização dos suportes físicos tradicionais.
A implementação deste sistema na autarquia murcense vai possibilitar a definição de mecanismos automáticos de encaminhamento de informação, devidamente integrados no sistema de informação da autarquia, dando uma resposta adequada às reais necessidades dos munícipes.
A medida contempla ainda uma ligação com o site autárquico do Munícipe, serviço que, ainda em 2019, permitirá a todos os murcenses consultar processos que tenham a decorrer na Câmara Municipal.
Com a implementação deste novo sistema, está dado mais um passo na modernização administrativa da Câmara Municipal de Murça, um salto tecnológico que permitirá a consequente melhoria da qualidade dos serviços prestados aos murcenses.