Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
No menu items!

Câmara Municipal inicia restauração da Fonte do Espírito Santo

A Câmara Municipal de Lamego iniciou os trabalhos de conservação e restauro da Fonte do Espírito Santo, depois de um acidente que derrubou parte desta estrutura provocando danos significativos.

-PUB-

A empreitada a realizar nesta fonte histórica da cidade tem uma duração prevista de quatro meses e contemplará trabalhos de manutenção e conservação das partes não danificadas. Em comunicado, a autarquia explica que está prevista a limpeza da cantaria e a eliminação da vegetação infestante e que a intervenção respeitará a autenticidade dos materiais originais, num investimento de 28.500 euros.

O presidente, Francisco Lopes, afirma que a conservação e restauro da Fonte do Espírito Santo poderia ter avaçado mais cedo, mas foi preciso primeiro resolver algumas questões burocráticas. “Os longos períodos de chuva também não permitiram começar antes os trabalhos. Vamos devolver em breve este ex-libris aos lamecenses com toda a sua beleza e esplendor”, refere.

Elaborado pelo artista lamecense João Amaral, este fontanário foi transferido para a atual localização em 1928, possuindo duas bicas que jorram “água abundante e de boa nascente”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS