Quarta-feira, 6 de Julho de 2022

Camiões do lixo são abastecidos com combustível produzido de resíduos

Projeto “inovador”, desenvolvido pela Dourogás, já abastece frota de camiões da Resíduos do Nordeste, num investimento a rondar 1,5 milhões de euros.

Designado Biogasmove, a Dourogás avançou com este projeto de “inovação mundial” que acaba de nascer em Mirandela. Basicamente, o objetivo passa por tratar e aproveitar o biogás que depois é colocado como combustível nos camiões de transporte de resíduos.   

Nuno Moreira, o presidente do Conselho de Administração do grupo Dourogás, explicou como funciona na prática este solução pioneira no país. “Um camião de resíduos traz o resíduo sólido urbano das cidades, esse resíduo é tratado naquela infraestrutura, que nos entrega o biogás que colocamos no depósito do camião que vai, outra vez, buscar o resíduo, isto quer dizer que é um ciclo de energia zero”.

Este processo é possível graças à tecnologia de separação de gases

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.