Segunda-feira, 4 de Dezembro de 2023
No menu items!

Campanha de solidariedade apoia jovem que sofreu traumatismo craniano

A família de um jovem de Chaves que sofreu uma queda que lhe provou várias sequelas está a promover uma angariação de fundos para o processo de recuperação.

-PUB-

Inês Adegas tem 13 anos e em junho sofreu um acidente que lhe causou um traumatismo craniano muito grave, provocando-lhe muitas sequelas. Inês está há quatro meses internada no Hospital de São João no Porto a receber tratamento e onde ainda terá de ser submetida a cirurgias. Deixou de andar e mesmo de falar, prevendo-se uma recuperação demorada e para isso a família precisa de ajuda.

Susana Gomes, a mãe da adolescente, explicou à VTM que “a batalha, o caminho vai ser longo, e após seis meses que a saúde, a nível público, vai proporcionar não vão ser suficientes para a sua reabilitação, teremos de recorrer ao privado”, adiantando que em Chaves “não há meios, nem condições”. Susana adianta que a solução para a filha passa pelo Centro de Reabilitação do Norte, em Vila Nova de Gaia, e que os fundos que estão a angariar “serão necessários para as futuras terapias que ela irá necessitar, garantindo-lhe assim mais qualidade de vida”.

A família abriu uma conta na plataforma ‘gofundme’, sendo ainda possível ajudar através de transferência para uma conta criada para a Inês. Além disso, cerca de 40 lojas e estabelecimentos de ensino de Chaves estão a recolher donativos, assim como uma tenda na Feira dos Santos.

Sobre o estado de saúde da filha, Susana conta que reage, mas apenas através de “choro e sorrisos, ouve e vê, mas não fala, e mexe ligeiramente os membros inferiores”, não sabendo que capacidades vai recuperar, mas tem a certeza que “vai precisar de muita reabilitação”. Para já, “vamos vendo o dia a dia, ela já sorri, e não temos perspetivas de mais nada, é um dia de cada vez e ver o potencial que ela nos poderá dar”.

Para já o dinheiro angariado, cerca de 1800 euros na plataforma online, já permitiu comprar material que a menina necessita, como um cinto adaptado para a cadeira de rodas.

“Tudo vai ser importante para a recuperação da Inês”, afirmou, agradecendo o apoio disponibilizado.

A campanha de angariação de fundos pode ser acompanhada na página de Facebook: Menina Grande – Inês Adegas.

Saiba mais em: www.gofundme.com/f/vamos-ajudar-a-ines

Donativos: PT50 0018 0003 5143 3167 0207 0

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.