Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
No menu items!

Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”

Alfândega da Fé foi o município escolhido para representar o distrito de Bragança na Campanha Solidária de Natal “Dê troco a quem precisa” do programa Abem

-PUB-

A autarquia aderiu à Rede Solidária do Medicamento em 2019, tornando-se parte integrante da rede de 197 instituições que colaboram com a Rede Solidária do Medicamento. Durante a crise pandémica este protocolo foi reforçado permitindo ajudar mais famílias na aquisição dos medicamentos.

Este ano, o município de Alfândega da Fé é o porta voz distrital da campanha, associando-se à missão conjunta de proporcionar o acesso ao medicamento a quem não o tem.

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas farmácias de Bragança a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”.

Até 22 de dezembro, os portugueses serão convidados a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem Covid-19. Os donativos recolhidos “serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia”.

Desde que foi lançada, em março deste ano, a Emergência abem Covid-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como câmaras municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

“Sabemos das dificuldades de muitas pessoas no acesso à medicação, dificuldades que se agudizaram com esta crise pandémica que vivemos. Motivo pelo qual nos associamos a esta campanha e à iniciativa Emergência abem Covid-19. Neste Natal seja mais solidário e ofereça saúde a quem mais precisa”, apela Eduardo Tavares, presidente da Câmara de Alfândega da Fé.

“No Natal cada um de nós pode fazer a diferença. Até 22 de dezembro, pedimos aos utentes que doem o troco das suas compras nas farmácias do distrito de Bragança aderentes e contribuam para oferecermos Saúde a quem mais precisa”, refere a farmacêutica Raquel Moreno.

Atualmente, a Rede abem conta com seis entidades referenciadoras no distrito de Bragança, como a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, o município de Alfândega da Fé, o município de Carrazeda de Ansiães, o município de Freixo de Espada À Cinta, o município de Mirandela e o município de Torre de Moncorvo.   

Existe ainda uma rede de 18 farmácias abem onde os 636 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 33.934 embalagens de medicamentos no distrito de Bragança no âmbito do programa.

Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

– Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9

– Via MBWAY: 932 440 068

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.