Segundo os membros do partido, este convite surge pela vontade de homenagear D. Hermínia pelo importante papel que desempenhou, ao longo dos anos, não apenas como animadora e dinamizadora cultural, mas também pelo percurso notável ao serviço da comunidade.
Ao longo dos seus 92 anos de vida, D. Hermínia Coutinho desenvolveu atividades quer de cariz social quer cultural que se revelaram fundamentais para o enriquecimento do património histórico, cultural e etnográfico local, pelos movimentos e associações que integrou, pelo Centro Cultural do Couto que fundou e pelas diversas peças de teatro que escreveu.
A ação de Hermínia Coutinho destaca-se também pela recolha de elementos etnográficos, nomeadamente, de danças e cantares do cancioneiro popular, artesanato, ciclo do linho, entre outros. Para além deste seu trabalho, destaca-se pela sua personalidade de elevado humanismo e sensibilidade artística.
A sua atividade, enquanto dinamizadora de toda uma cultura única, foi formalmente reconhecida pela autarquia de Vila Real, em 2002, quando deliberou atribuir-lhe a medalha de prata de mérito municipal.
Sendo D. Hermínia Coutinho um ícone da cultura e tradição regionais, o PS acredita que toda essa experiência cultural e artística, mas também de vida, contribuirá para o sucesso da sua candidatura.