A 25.ª edição da Feira decorre até domingo. O presidente da câmara, Benjamim Rodrigues revela que “sabemos que os caçadores e os amantes do setor cinegético aguardavam com muita expectativa a realização da Feira da Caça e Turismo e a Festa dos Caçadores do Norte, aquele é que é um dos mais antigos certames do setor e uma referência nacional”.
Este território é, por natureza, muito atrativo para os caçadores portugueses. Rui Vilarinho, vice-presidente da autarquia, que tem o pelouro da Agricultura, Floresta, Caça e Fauna, adianta que “este é um setor que, por tudo aquilo que impacta, desde a caça em si ao alojamento, ao comércio local e à restauração, movimenta seguramente mais de um milhão de euros”. “Somos por natureza um destino do Turismo Cinegético, que recebe caçadores de todas as regiões do país, com uma Federação de Caçadores aqui estabelecida e que, por tudo isto, reúne condições para ser efetivamente a capital da caça maior”, acrescenta.
Este evento é organizado pela câmara municipal em parceria com a Federação das Associações de Caçadores da primeira Região Cinegética, e tem como principal missão divulgar o património cinegético, natural e paisagístico, bem como todas as associações do concelho, cuja atividade se ligue a esta temática, contribuindo para reverter a sazonalidade no turismo e cativar pessoas para o nosso concelho, que possam favorecer a economia, restauração e hotelaria local.
O certame realiza-se nas Naves do Parque Municipal de Exposições, um espaço de 6500 metros quadrados de espaço coberto, onde vão marcar presença 150 expositores. No entanto, este local há muito que deixou de ser suficiente para dar resposta à procura.
“Temos de alugar tendas para complementar o espaço, onde gastamos cerca de 100 mil euros, a maior fatia do orçamento da feira”, explica o vice-presidente, que lembra a necessidade de se avançar para a construção de um pavilhão multiusos. “É muito importante para o nosso concelho um pavilhão multiusos, onde se possam incluir as duas naves e aumentar o espaço que nos dê capacidade de organizar mais eventos e atividades desportivas. Queremos apresentar uma candidatura a fundos comunitários, mas, neste momento, estamos numa fase de prospeção”.
Ao longo dos quatro dias, além da vertente comercial, a Feira vai contar com a realização de várias montarias, demonstrações de falcoaria e seminários dedicados à temática cinegética.