Quinta-feira, 5 de Agosto de 2021

Carrazeda de Ansiães iniciou o combate à vespa das galhas dos castanheiros

O município irá realizar novos levantamentos no sentido de detetar mais zonas que possam estar contaminadas.

-PUB-

Pela primeira vez, o município de Carrazeda de Ansiães iniciou o combate biológico à vespa das galhas dos castanheiros com a realização de várias largadas de parasitoides, nas áreas mais afetadas.

Os parasitoides são insetos que se alimentam das larvas que estão nos castanheiros tendo desta forma capacidade para exterminar a vespa.

As largadas foram realizadas de acordo com o levantamento efetuado no ano passado que incidiu com particular atenção nas freguesias em que há uma maior predominância da espécie.

No terreno estiveram técnicos da Câmara Municipal, nomeadamente o Gabinete Técnico Florestal, um técnico do Ministério da Agricultura e ainda um técnico da REFCAST – Associação Portuguesa da Castanha, que forneceu os parasitóides.

Brevemente, o município irá realizar novos levantamentos no sentido de detetar mais zonas que possam estar contaminadas, “agindo desta forma atempadamente para proteger um maior número de explorações de castanha”.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.