O espaço está dotado com diversas salas, sendo sete para aulas, três para informática, uma para professores e outra atendimento de encarregados de educação. Tem ainda um espaço polivalente destinado a outras actividades escolares e lúdicas. No âmbito do conhecimento, o edifício possui uma biblioteca e uma sala de informática com vários computadores modernos ligados à Internet e quadro interactivo. No projecto, o conforto não foi esquecido e todos os compartimentos do imóvel estão dotados de aquecimento central.
O presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Agostinho Pinto, manifestou, ao Nosso Jornal, a sua alegria pela entrada em funcionamento do novo equipamento. “O apoio à educação tem sido uma prioridade da Câmara Municipal e uma matriz das linhas de actuação deste executivo. O Centro Escolar de Cerva assenta no plano estratégico do Município que tem apostado na melhoria da qualidade do ensino ao nível das infra-estruturas. Nesta área, destaco ainda, e igualmente com a colaboração da Administração Central, a construção do novo Centro Escolar de Ribeira de Pena”.
Esta obra ficou em cerca de 474 mil euros, sendo comparticipada pelo FEDER (Ministério da Educação) no montante aproximado de cerca 332 mil euros.