Em comunicado, a CIM revelou que a AgroTrip contou com mais de duas dezenas de participantes, entre produtores aderentes à marca Terras de Trás-os-Montes, representantes de associações do setor, entidades do território e parceiros do projeto Agro_Hub.
A ação teve como principal objetivo proporcionar o “contacto direto com experiências, conhecimento técnico e soluções inovadoras aplicadas à produção e transformação agroalimentar, promovendo simultaneamente a criação de redes e a troca de experiências entre agentes do setor”, acrescenta a CIM Terras de Trás-os-Montes.
O programa incluiu uma visita à Estação Tecnológica da Carne do Instituto Tecnológico Agrário de Castela e Leão (ITACyL), em Guijuelo, onde os participantes conheceram boas práticas e soluções nas áreas da investigação, inovação, qualidade e segurança alimentar e otimização dos processos produtivos. A passagem por Guijuelo incluiu ainda uma visita a uma unidade de produção de presunto, permitindo contactar diretamente com processos de transformação e valorização deste produto.
Em Salamanca, os participantes visitaram a SALAMAQ 2026, Feira do Setor Agropecuário, um dos principais pontos de encontro do setor primário em Espanha, reunindo produtores, empresas, tecnologia, maquinaria e soluções direcionadas para a agricultura, pecuária e desenvolvimento do mundo rural.
Para os participantes a visita representou uma oportunidade para conhecer outras experiências, trocar conhecimentos e contactar com soluções que poderão contribuir para a inovação e valorização das respetivas atividades e produções.
Este tipo de iniciativas procura “também aproximar a CIM-TTM dos produtores e associações do setor agropecuário, criando oportunidades de contacto, partilha e aprendizagem, contribuindo para a qualificação dos agentes económicos, a valorização das produções locais e a competitividade do setor. Uma aposta que acompanha uma estratégia mais ampla de valorização dos produtos e recursos endógenos, com vista à criação de valor no território e à afirmação das Terras de Trás-os-Montes”.
A AgroTrip enquadra-se nos objetivos do projeto Agro_Hub, cofinanciado pelo Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027, que visa dinamizar o ecossistema empresarial ligado às produções agrícolas locais, reforçar as relações entre os agentes da cadeia de valor e potenciar a utilização dos recursos endógenos do território transfronteiriço.


