Domingo, 3 de Julho de 2022

CIMEIRA

Esta semana que passou, ficou assinalada na região por dois acontecimentos marcantes, em termos de visibilidade pública: A Maratona do Alto Douro Vinhateiro e a Cimeira Ibérica. Ambos importantes, respeitadas as devidas distâncias claro, mas, que levaram os profissionais de imagem a projetarem a região, em particular o Alto Douro, durante muitas horas, nos ecrãs televisivos de muitos milhões de telespectadores. 

Pela sua relevância política, deixamos aqui duas ou três notas sobre a Cimeira Ibérica, porque este acontecimento, pela sua dimensão e pelo que ela prometia, em termos nacionais e regionais, não pode, nem deve ser olvidado, nem agora que ela se viveu, nem no futuro, pelos compromissos assumidos.

A história recorda, que foi neste território do Alto Douro Vinhateiro, que se firmaram, entre Espanha e Portugal, ou para ser mais preciso entre Castella e Portugal, alguns dos atos fundadores do nosso país. Referimo-nos aos Tratados de Zamora e de Alcanises. Pelo primeiro, Castella aceitava a independência do Reino de Portugal, entregando a sua soberania ao nosso Rei Conquistador – Afonso Henriques. Pelo Tratado de Alcanises, foram

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.